• 48 3222-1236

  • contato@rizzattimoveis.com.br

Nada melhor, nos dias frios do Inverno, que uma bebida que aqueça o corpo, a alma e o coração. E o vinho é mestre nesta arte.

Mas existe todo um ritual por trás da preparação para se beber um vinho. A armazenagem da garrafa na posição e local adequado, a escolha do rótulo ideal para harmonizar com o cardápio oferecido, em qual temperatura a bebida deve ser servida, como abrir a garrafa de maneira correta. Enfim, todas as atenções são voltadas para a bebida.

Porém, uma personagem que acaba sendo coadjuvante na maioria das vezes, passando despercebida por muitos, e que pode tornar a degustação do vinho uma experiência muito mais saborosa, é a taça. Entretanto, mais do que apenas servi-la com a bebida, a taça merece um cuidado todo especial da sua parte, para reforçar ainda mais o sabor do seu vinho.

Qual a taça ideal?

Hoje é possível encontrar diversos tipos e modelos de taças para vinho, cada uma indicada para servir a bebida de uma maneira que todas suas características sejam exaltadas no momento da degustação. Porém, quando observamos com qual material a taça é fabricada, existem três opções mais comumente encontradas: cristal, vidro e cristal de vidro. Todas elas possuem em comum como característica a transparência, com o intuito de, além de reforçar o paladar e o olfato, instigar o sentido da visão para apreciar a beleza dos tons da bebida.

Limpeza das taças

Para adquirir um conjunto de taças, você precisa desembolsar um valor razoável, e já que você optou por adquirir suas próprias taças, por que não cuidar bem delas? Apesar de parecer menos importante, a higienização correta das taças ajuda a preservar os sabores do vinho, levando você a aproveitar todos os sabores e aromas que um rótulo pode oferecer.

Por isso, no momento em que for lavá-las, use água morna com uma quantidade bem pequena de detergente líquido neutro. Afinal, elas serviram para brindar momentos especiais que ficaram guardados em sua memória. Após a lavagem, que deve ser realizada de maneira sutil, é necessário enxaguar o máximo possível a taça, pois qualquer resíduo restante de detergente poderá modificar o aroma do seu vinho ou, então, no caso dos vinhos espumantes, é capaz de interferir na formação das borbulhas.

Devem ser secas com um pano limpo imediatamente após a lavagem, e então guardadas em pé em local livre de poeira ou odores. Embora aalgumas taças sejam mais resistentes à máquina-de-lavar-louças, estas devem ser evitadas devido aos fortes sabões e secantes que deixam manchas e odores desagradáveis.

Segurando a taça da maneira correta

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a forma ideal para segurar uma taça de vinho. Mas, o que parece uma tarefa sofisticada, é muito mais simples e comum do que se imagina. Todas as taças, de uma forma geral, possuem sua haste. Sendo assim, segurá-la é a forma correta de tomar vinho. A haste deve ser segurada sem encher o bojo da taça com diversas marcas de dedo, pois isso, além de feio, modificará o aquecimento do vinho, após o contato com a mão. Afinal, elas servirão para brindar momentos especiais que ficarão guardados em sua memória.

Agora que você já conhece todos os segredos das taças, que podem tornar sua experiência muito mais saborosa, basta ir em nossa loja e escolher qual a taça ideal para a ocasião planejada. A Rizzatti Móveis e Decorações possui a taça certa para você brindar aquele momento especial, com muito sabor e qualidade.