• 48 3222-1236

  • contato@rizzattimoveis.com.br

Um tipo de cozinha cada vez mais adotado por todo o público que constrói, reforma ou repagina seus espaços, a cozinha com ilha é uma tendência por si só.

Focada em todas as novidades que envolvem as cozinhas, a exposição bienal da EuroCucina, uma das mais disputadas da Semana de Design de Milão, reforçou a tendência explorando as cozinhas com ilhas.

Trouxe uma proposta de leveza e nova composição da cozinha, ainda mais convidativa. Mas, elas parecem flutuar na composição dos projetos e exploraram pés em diferentes materiais, como metal e madeira. Houve ainda quem apresentasse mesas acessórias às bancadas – em formato quadrado, oval ou circular.

ilha

A ilha já é um elemento que traz modernidade à cozinha. O espaço assim distribuído propõe um fluxograma diferente e uma circulação mais ousada. A faceta moderna da cozinha também pode se apresentar através das cores, dos materiais utilizados, dos acabamentos e do desenho.

Utilizada com diferentes paginações, o que caracteriza este tipo de cozinha é a formação de uma “ilha”, a ocupação de um espaço onde todo seu entorno fica livre para uso e circulação. Na maioria dos casos, um fogão ou cooktop com coifa ou depurador estarão presentes nesta ilha, mas isso não é regra geral. A ilha também pode ser composta por uma bancada multiuso, por uma pia, balcão refrigerado, forno, armários ou aquilo que a demanda do cliente, espaço, ou projeto solicitarem.

ilha01

 

Uma cozinha com ilha planejada facilita a distribuição de armários, gavetas e acessórios necessários para implementar o uso, oferece uma boa ergonomia aos moradores e normalmente compõe um visual limpo pela padronização dos materiais.

 

ilha03

 

Facilita o acesso às portas dos armários ao redor, permitindo uma maior integração no ambiente.
E um dos fatores, nada menos importantes que os outros acima citados é que este estilo de cozinha permite ao anfitrião que fique de frente para os amigos, que interaja com os hóspedes. Esse formato permite que o(a) cozinheiro(a) não fique isolado(a), participando das rodas de conversa no local, interagindo com seus convidados que podem até auxiliar quando necessário.

 

ilha04